Gerente-minuto
Metáfora é a comparação de palavras em que um termo substitui outro. É uma comparação abreviada em que o verbo não está expresso, mas subentendido. Por exemplo, dizer que um amigo "está forte como um touro". Obviamente que ele não se parece fisicamente com o animal, mas está tão forte que faz lembrar um touro, comparando a força entre o animal e o indivíduo.
Hipérbole é uma figura de linguagem, classificada como figura de pensamento, que consiste em exagerar uma ideia com finalidade expressiva. É um exagero intencional na expressão.
Por exemplo:
Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede)
Chorou rios de lágrimas. (em vez de chorou muito)
Já lhe disse isso um milhão de vezes. (em vez de já lhe disse isso várias vezes)
A gramática é um conjunto de regras que estabelecem um determinado uso da língua, denominado norma culta ou língua padrão. Essas normas nem sempre são obedecidas pelo falante, que muitas vezes, dela se desvia, com a finalidade de reforçar a mensagem, construindo uma mensagem nova e original.
A hipérbole é uma dessas formas, com a finalidade de engrandecer ou diminuir exageradamente a verdade dos fatos.
Antítese é uma figura de linguagem caracterizada pela apresentação de palavras de sentidos opostos.
A palavra antítese tem origem no termo grego antithesis, que significa resistência ou oposição. Por esse motivo, a antítese (que também é uma figura de pensamento) consiste na contraposição de conceitos, palavras ou objetos distintos.
A antítese é usada no âmbito da literatura mas também das artes plásticas. Esta figura de linguagem é mais comum em línguas como latim e grego, onde a