Planejamento Estratégico
A Rexam é uma multinacional fabricante de embalagens de alumínio para bebidas. Líder mundial neste mercado visualizou na America do Sul a possibilidade de reforçar esta liderança. Em 2004 adquiriu a empresa Latasa, maior fabricante de latas de alumínio das Américas. O processo de aquisição e implantação de novos processos foi difícil, inicialmente tinha-se como visão ser o maior fabricante de embalagens para consumo, pois acreditava-se que quanto maior o crescimento, maior seria a possibilidade de atendimento as expectativas de seus clientes. Os principais clientes da Rexam na América do Sul são: Ambev, Coca Cola, Cervejaria Petrópolis, Brasil Kirin, Pepsi, Heineken e Schincariol. A principal característica destes clientes é a necessidade de atendimento rápido e eficiente. Com o crescimento do mercado e o aumento do nível de qualidade do produto, incluindo a adaptação à normas vigentes, a Rexam teve que alterar seu planejamento estratégico, iniciando este processo pela troca da sua missão, pois agora não basta ser grande, ela tem que ser a melhor em todos os sentidos. O presente trabalho foi elaborado como objetivo de entendermos melhor este processo de mudança e desmembrar as ações tomadas para o alcance deste objetivo, foram realizadas consultas à arquivos organizacionais.
MODIFICAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Diante de um novo cenário onde as empresas devem fornecer produtos com cada vez melhores levando em consideração diversos fatores como, qualidade, custo, prazo, atendimento a legislação, normas e responsabilidade social. A Rexam decidiu modificar seu planejamento estratégico focando principalmente em seu maior recurso, as pessoas. A Rexam sempre considerou as pessoas como parte integrante, muito importante, do processo produtivo, mas diante destas exigências do mercado verificou-se que é fundamental.
O planejamento estratégico foi todo voltado para as pessoas da organização, o que, quando e como fazem seus processos. Segundo