Gerenciar
Atualmente a importância de se monitorar as redes de computadores está cada vez maior, alguns desses fatores são citados abaixo tais como: * As empresas consideram as redes como de vital importância para o bom andamento do negócio. * Redes de dados que apenas existiam na área de informática se expandiram para todos os setores da organização. * A interligação de equipamentos de diferentes fabricantes e características distintas que estão sendo agrupadas e estão crescendo junto com a rede da empresa e unificando sua comunicação.
A função da equipe de gerência de redes é detectar, localizar e solucionar o incidente o mais rápido possível para evitar problemas no negócio. Os problemas podem ocorrer por vários motivos, como por exemplo: uso excessivo de recursos de rede, falhas de equipamentos de conexões ou mesmo erros em configurações nos equipamentos ou serviços da rede.
Existem várias ferramentas para efetuar uma monitoração de alto nível, tanto softwares pagos como Open Source e essa tem sido uma grande escolha das empresas. Algumas ferramentas freeware tais como: Big Brother, Nagios, JFFNMS, NINO, OpenNMS, são bastante utilizadas.
O Nagios é um sistema Open Source de monitoramento baseado em Unix, com interface na web front-end ou console. O Nagios pode monitorar dispositivos ativos como servidores, rede e aplicações, essencialmente qualquer dispositivo ou serviço que tenha um endereço que pode ser conectado via TCP/IP. Pode monitorar os hosts executando o Windows, Linux, Novell NetWare, e outros sistemas operacionais. Ele faz controle ou monitoramento de rede, no qual consiste em checar e encontrar problemas na infra-estrutura de informática da sua empresa, para impedir a