Planejar e gerenciar
Camila Ribeiro Martins
Djene Emilly Braga Vaz
Ludmara Pinheiro Camilo
Kamilla Patrícia Alves Macêdo
Pâmela Freitas
PLANEJAR E GERENCIAR
A Carreira: Dando um passo de cada vez
Trabalho apresentado à disciplina Gestão de Carreira em Psicologia, ministrada pela professora Maria Aparecida da Silva, para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Psicologia, da Faculdade Alves Faria.
Introdução
Carreiras profissionais existem, de fato, desde que existem profissões. Seu planejamento tem-se configurado numa preocupação relativamente recente e que aqui posicionamos segundo dois modelos mentais distintos em relação a elas. Nosso referencial para tal divisão localiza-se em quem se ocupa do planejamento e gerenciamento da carreira profissional no âmbito das empresas, independentemente da natureza do negócio ao qual estejam ligadas.
A carreira existe desde que existem as profissões. Porém, a preocupação com ela é algo recente.
1º Momento: A carreira do meu colaborador precisa servir ao meu negócio.
Os colaboradores passaram a ser treinados de acordo com as características da empresa, sendo as empregadoras responsáveis pela carreira dos trabalhadores. Desta forma as pessoas, acostumadas com a especificidade de trabalho, ao precisarem trocar de emprego estavam extremamente capacitadas para a empresa que os desempregou e absolutamente inúteis para aquelas nas quais pretendia inserir-se.
A carreira como expressão maior da trajetória profissional individual não era uma preocupação das empresas. Estas se preocupavam apenas em adequar o trabalhador às exigências de mercado e política econômica vigente.
2º Momento: Minha carreira é meu maior patrimônio profissional.
Os profissionais estão agora conscientes de que ao se desligarem de uma empresa o maior bem levado era seu acervo de conhecimentos, competências, habilidades e relações acumuladas ao longo