gerenciamento p
UM PROCESSO PODE SER CONSIDERADO COMO UM PROGRAMA EM EXECUÇÃO. ELE PRECISARÁ DE CERTOS RECURSOS, COMO TEMPO DE CPU, MEMÓRIA, E ARQUIVOS DE l/O,PARA EXECUTAR SUA TAREFA.ESSES RECURSOS SÃO ALOCADOS AO PROCESSO QUANDO É CRIADO OU ENQUANTO ESTÁ SENDO EXECUTADO.
O PROCESSO É A UNIDADE DE TRABALHO DA MAIORIA DOS SISTEMAS SÃO COMPOSTOS POR UM CONJUNTO DE PROCESSOS;PROCESSOS DO SISTEMA OPERACIONAL EXECUTAM CODIGO DO SISTEMA E PROCESSOS DE USUARIO EXECUTAM CODIGO DE USUARIO. TODOS ESSES PROCESSOS PODEM SER EXECUTADOS CONCORRENTEMENTE.
EMBORA TRADICIONALMENTE UM PROCESSO CONTIVESSE APENAS UM THEREAD DE CONTROLE AO SER EXECUTUDO, ATUALMENTE A MAIORIA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS DO SUPORTE A PROCESSOS COM VARIOS THREADS.
O SISTEMA OPERACIONAL É RESPONSÁVEL PELAS ATIVIDADES A SEGUIR RELACIONADAS AO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS E THREADS: A CRIAÇÃO E EXCLUSÃO DE PROCESSOS DE USUÁRIO E DO SISTEMA, O SHEDULIG DE PROCESSOS EO FORNECIMENTO DE MECANISMOS PARA SINCRONIZAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE DEADLOCKS ENTRE PROCESSOS.
THREADS
O MODELO DE PROCESSO DISCUTIDO ATÉ AGORA SUGERE QUE UM PROCESSO É UM PROGRAMA QUE EXECUTA APENAS UM THREAD. POR EXEMPLO,QUANDO UM PROCESSO ESTÁ EXECUTANDO UM PROGRAMA DE PROCESSAMENTO DE TEXTO,SÓ UM ÚNICO THREAD DE INSTRUCOES ESTÁ SENDO EXECUTADO. ESSE THREAD ÚNICO DE CONTROLE PERMITE QUE O PROCESSO EXECUTE APENAS UMA TAREFA DE CADA VEZ. O USUARIO NÃO PODE DIGITAR CARACTERES E EXECUTAR O CORRETOR ORTOGRAFICO SIMULTANEAMENTE DENTRO DO MESMO PROCESSO, POR EXEMPLO. MUITOS SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS ESTENDERAM O CONCEITO DE PROCESSO PARA PERMITIR QUE UM PROCESSO TENHA VÁRIOS THREADS DE EXECUÇÃO E, ASSIM, PROCESSO MAIS DE UMA TAREFA DE CADA VEZ. EM UM SISTEMA QUE DÊ SUPORTE A THREAD, O PCB É EXPANDIDO PARA INCLUIR INFORMAÇOES PARA CADA THREAD. TAMBÉM SÃO NECESSÁRIAS OUTRAS ALTERAÇOES NO SISTEMA COMO UM TODO PARA QUE ELE DÊ SUPORTE AOS