bactérias
1-CÓLERA-É uma doença causada pelo vibrião colérico(Vibriocholerae).
Transmissão-A cólera é transmitida geralmente através da água,alimentos e talheres contaminados com o Vibriocholerae.A contaminação de rios ocorre pelo tratamento inadequado de água e esgoto(com fezes e vômito de pessoas contaminadas).
Sinais e Sintomas-A incubação é de cerca de cinco dias.Após esse período começa abruptamente a diarreia aquosa e serosa,como água de arroz.Dores abdominais,náuseas,vômitos,hipotensão,taquicardia,anúria e hipotemia.
O doente fica por vezes completamente mirrado pela desidratação.
Diagnóstico-O diagnóstico normalmente é feito por cultura em meio especializado alcalino de amostras de fezes do paciente ou dos suspeitos.
Tratamento-O tratamento imediatamente é o soro fisiológico par repor a água e os sais minerais.
2-DISENTERIA BACTERIANA-Shigelose,Síndrome de Marlow(forma mais grave) ou desinteria bacilar refere-se ás infecções alimentares.Bactéria do gênero Shigella produzem toxinas que podem atacar o revestimento do intestino grosso,provocando inchaço,úlceras na parede intestinal e diarreia aquosa volumosa e dolorosa.
Transmissão-Bactérias Shigella frequentemente são encontrados em água infectadas com fezes humanas.Ingerir alimentos irrigados com essa água ou bebê-la diretamente é via mais comum de infecção.
Sinais e Sintomas-Diarréia com sangue e muco,dor de barriga,febre,perda de apetite,náuseas e vômitos e dor ao urinar.
Diagnóstico-Investigar a fonte de água da região pode esclarecer a causa do surto e prevenir novos casos fornecendo água filtrada aos habitantes.O exame de fezes permite identificação das colônias suspeitas por meio de provas bioquímicas a sorológicas,destacando-se a excelência dos métodos imunoenzimáticos e o PCR para realização do RX.
Tratamento-Semelhantemente ao tratamento de outros tipos de diarreia o mais importante é manter o paciente hidratado e bem nutrido enquanto o próprio corpo elimina a doença.
3-SALMONELOSE-É