Gerenciamento De Projetos Na Esfera P Blica
BRASILEIRA: PROPOSIÇÃO DOS FATORES DETERMINANTES
Autoria: Amanda Karolyne Nascimento da Silva, Antonio de Souza Silva Junior,
Ana Lucia Neves de Moura, Marcos Gilson Gomes Feitosa
Resumo
Na esfera pública, os anseios populacionais demandam dos seus governantes programas de gestão que utilizem racionalmente os recursos públicos para a promoção de ações que gerem benefícios para a população. As metodologias de gerenciamento de projetos são consideradas um importante meio que as organizações possuem para atingir seus objetivos de maneira eficaz. Este ensaio teórico objetiva lançar luzes sobre as práticas em gerenciamento de projetos nas esferas públicas brasileiras, a fim de identificar os elementos que contribuem para o sucesso destes, tanto quanto investigar a formação e implementação das práticas de gerenciamento, através do suporte de uma consultoria organizacional. Como principais resultados são apontados que a simples contratação de uma consultoria e implantação de um método de trabalho pronto são inadequados, dada às características únicas que cercam as organizações, especificamente, do setor público. Este método deve ser adaptado à realidade econômica, social, cultural, institucional, tecnológica, legal e política do órgão contratante. A partir do levantamento teórico realizado, foram identificadas quatro fases e suas respectivas tarefas que podem ajudar os consultores e clientes no processo de implantação de um sistema de gerenciamento de projetos em organizações públicas brasileiras.
Palavras-chaves: Administração, pública, gestão de projetos, consultoria.
Abstract
In the public sphere, the wishes of their rulers population demand management programs rationally using public resources to promote actions that generate benefits for the population.
The methodologies of project management are considered an important means that organizations have to achieve their goals effectively. This theoretical paper