Gerenciamento de projetos em projetos de p&d
DELIMITAÇÃO DO TEMA:
As novas tendências econômicas e sociais que atingem as empresas, as universidades e a sociedade em geral ocasionam uma obrigação de preparação para o amanhã. As companhias tornam-se mais abertas e as instituições de ensino dão início ao repensar de seu papel diante dessa nova realidade. Dado isso, percebesse o início da parceria entre as universidades e as empresas que se reúnem para estabelecer uma estratégia de ação conjunta por meio de um processo de captação de recursos que tragam resultados mútuos. Neste sentido, a estratégia do modelo de parceria é buscar um equilíbrio entre as ofertas geradas dentro das universidades e/ou instituições de pesquisa e as necessidades que poderão surgir no mercado, num futuro próximo.
Os projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) se diferenciam por terem um alto grau de insegurança, tendo este uma referencia de que uma metodologia eficiente poderia ser aplicada nestes projetos para alcançar melhores efeitos. A ideia é que, quanto maior o controle de projetos com esta característica melhor os resultados. Dado isso, percebesse a necessidade de uma gestão destes projetos, por meio de gestão dos recursos, de pessoal, cumprimento do cronograma físico e das atividades administrativas, que estão atreladas às exigências requeridas pelos órgãos de fomento, que, de forma individual, constituem como devem ser os documentos de planejamento, exigindo que os resultados obtidos sejam reportados em períodos vinculados em contratos firmados entre eles.
Cada projeto tem várias etapas a serem cumpridas, que estão abordadas no escopo do mesmo que são o desenho do plano estratégico e risco, do plano de comunicação, do plano de integração, definição e organização das atividades de desenvolvidas no projeto, monitoramento das metas físicas, recursos humanos, relatório técnico, relatórios financeiros, compra de produtos e serviços além de preparação do Workshop com a