Ergonom
SOARES (1990) e MORAES e SOARES (1989): Tecnologia projetual das comunicações entre os seres humanos e máquinas, trabalho e ambiente. A ergonomia busca estudar, através de pesquisas descritivas e experimentais, limiares, limites e capacidades humanas (a partir de dados da fisiologia, psicofisiologia, piscopatologia da neurofisiologia, da psicologia, da biomecânica ocupacional, bem como da anatomia e antropometria), fornecer bases racionais e empíricas para adaptar ao ser humano (i) bens de consumo e de capital, (ii) meios e métodos de trabalho, (iii) planejamento, programação e controle e processos de produção e (iv) sistemas de informação.
HENDRICK (1996): Responsável pelo desenvolvimento e a aplicação da tecnologia da interface humano-sistema. A tecnologia da interface humanosistema lida com as interfaces entre humanos e outros componentes de sistemas, incluindo hardware, software, ambientes, tarefas estruturas organizacionais e de processos. Estudos das capacidades humanas, limitações e outras características com o objetivo de desenvolver a tecnologia da interface humano-sistema.
DISCUSSÃO
* Ergonomia física | está relacionada com às características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação a atividade física. Os tópicos relevantes