Gerenciamento eficaz das partes interessadas
O gerenciamento das partes interessadas é essencial para o fracasso ou sucesso de um projeto. O foco nos treinamentos é feito com aspectos táticos, como planejamento, execução e controle do projeto.
Uma empresa bem sucedida é considerada como uma única entidade composta por grupos menores de partes interdependentes, essas partes inclui vendas, marketing, ou seja, são vitais para o sucesso da empresa. A interdependência por sua vez une todas as partes, uma vez que uma precisa da outra para concretizar todas as suas realizações.
Para uma organização obter sucesso em todos os âmbitos, essas partes devem agir em conjunto para dar suporte aos produtos que geram receita.
Pelo fato dos gerentes de projetos desenvolverem uma carreira que se origina na área do desenvolvimento da tecnologia da informação, a maioria de suas experiências foi direcionada nas necessidades de desenvolvimento de TI. Resultados fora do domínio das equipes de TI ainda são enfrentados com dificuldade de criar um plano que traga as áreas funcionais de uma forma interdependente.
Estratégias para Gerenciar as Partes Interessadas
Existem formas que o gerente de projetos pode utilizar para influenciar as partes: Interação individual com envolvimento da equipe, e coerção com colaboração.
Na interação individual o gerente vai elaborar estratégias para interagir com cada parte encontrar formas de se comunicar com as partes durante o ciclo de vida do projeto. No envolvimento de equipe, o gerente deve fazer com que a forma de comunicação seja compreendida e aceita por todos os membros. Um ponto positivo nessa situação é que se uma mensagem for transmitida de forma adequada e esperada tem chances de ser compreendida por todos os destinatários.
No ambiente de projeto, o gerente pode usar o poder formal para influenciar as partes interessadas, é pouco provável que o gerente atinja algum objetivo, além disso o projeto