Gerenciamento De Projetos Introdução
Introdução
O gerenciamento de projetos teve suas raízes nas experiências de gerenciar o desenvolvimento de complexos sistemas durante a Segunda Guerra Mundial. Durante esse período, a abordagem tradicional do gerenciamento provou-se deficiente na integração dos diversos aspectos do desenvolvimento e produção de sistemas de armamentos complexos. Depois da Segunda Guerra Mundial, surgiram complexos empreendimentos, os quais provocaram um aumento no interesse pelo Gerenciamento de Projetos.
No início dos anos cinqüenta, o gerenciamento de projetos evoluiu para uma abordagem mais sistemática. O Gerenciamento de Projetos se tornava cada vez mais necessário com o envolvimento das empresas em trabalhos específicos, geralmente relacionados à defesa (indústria bélico-militar) ou à engenharia civil. Até então, estes programas eram tipicamente para projetos espaciais, de armamentos e/ou de grandes obras, através das fases de desenho, desenvolvimento, operação, testes e produção.
Na década de sessenta, o gerenciamento de projetos passou a ser aplicado em diversas empresas, em diversos setores da economia, além dos que já comumente o utilizavam (espaciais, defesa e construção). O Gerenciamento de Projetos tornou-se também essencial à indústria de computadores.
Nos anos setenta, o gerenciamento de projetos foi reconhecido e estabelecido como uma abordagem de gerenciamento para diversas organizações envolvidas no governo, na educação e na área privada. Hoje, o gerenciamento de projetos continua a progredir para ser considerado uma abordagem de gerenciamento cada vez mais essencial para a produção dos mais diversos sub-produtos. Além disso, a grande maioria das atividades do gerenciamento de projeto são executadas por software.
Foi criado nos EUA, em 1969, o PMI – Project Management Institute – entidade sem fins lucrativos que congrega gerentes de projeto em várias partes do mundo.
Ë uma instituição internacionalmente conhecida pela sua ação de