Introdução - gerenciamento de projetos
1.1
Contexto e Situação Atual do Tema Com a globalização e a conseqüente pressão proveniente da concorrência, as
organizações se viram obrigadas a manter planejamentos estratégicos flexíveis e adaptáveis, com um processo contínuo e ininterrupto, de forma a conseguirem garantir sua sustentabilidade e se manterem vivas no mercado (Pize). Neste sentido, as organizações passaram a enxergar novos projetos, seja ele um novo produto ou uma nova planta etc., como atividades para atingir os objetivos e sucesso. O mercado, com isso, passa a valorizar as empresas que possuem um Planejamento Estratégico voltado para Gerenciamento de Projetos.
As chances de sucesso de um projeto estão estreitamente ligadas ao seu bom gerenciamento. O PMBOK Guide®, guia de técnicas para gerenciamento de projetos, define Gerenciamento de Projetos como a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades de projetos a fim de atender aos seus requisitos. Os principais requisitos de um projeto são: prazo, escopo, custo e qualidade, sendo que a falha de qualquer um desses requisitos indica um gerenciamento falho do projeto.
Segundo a Standish International Group, os números de falhas no Gerenciamento de Projetos são bastante significativos:
31% de todos os projetos são cancelados antes do término; 88% dos projetos ultrapassam os prazos; Os projetos ultrapassam, em média, 189% dos custos estimados; Os projetos ultrapassam, em média, 222% do prazo estimado.
Estes números deixam bastante clara a necessidade da correta aplicação das técnicas de Gerenciamento de Projetos em vista ao atendimento dos objetivos empresariais, reduzindo os riscos e aumentando a