Gerenciamento de estoques
GERENCIAMENTO DE ESTOQUES: UM ENFOQUE AO SISTEMA
ABC
RESUMO
O objetivo do presente artigo é mostrar a relevância da gestão de estoques n o âmbito organizacional dando um enfoque ao sistema ABC de controle e análise de estoques. Neste contexto é discutido o emprego do gerenciamento de estoque, apontando vantagens e desvantagens, juntamente com seus tipos, apontando qual se adapta melhor aos modelos de organização, demonstrando que através do uso de ferramentas, o processo de gerenciamento de estoques se torna simples e de fácil acesso. A abordagem metodológica utilizada neste artigo de revisão é uma pesquisa bibliográfica, documental, qualitativa e exploratória. Os resultados mostram que o gerenciamento de estoque interfere muito nos custos da empresa e que o sistema ABC é um sistema simples, que consegue atuar intensamente no gerenciamento de estoques aumentando seu rendimento.
Palavras-Chaves: Estoques, Sistema de Controle e Análise de Estoques, Sistema
ABC.
1. Introdução
A busca por vantagens competitivas e financeiras faz com que organizações revejam conceitos e adotem metodologias, políticas e ferramentas que alavanquem o sucesso e a sustentabilidade organizacional.
Neste contexto, o gerenciamento de estoques torna -se um assunto vital e, freqüentemente, absorve parte substancial do orçamento operacional de uma organização. Já que eles não agregam valores aos produtos, quanto menor o níve l de estoques com que um sistema produtivo conseguir trabalhar, mais eficiente será.
(ALMEIDA, 2006)
2
O gerenciamento cuidadoso do estoque faz sentido economicamente falando para a empresa. Segundo Ballou (2001), mesmo que muitos avanços tenham sido feitos para reduzir estoques com o just-in-time, a compressão do tempo e as práticas de respostas rápidas aplicadas através do canal de suprimentos, o investimento organizacional em estocagem apresenta consideráveis valores agregados aos produtos finais.
Torna-se importante a empresa