Comunicação interna e investimentos na comunicação digital
Em outras palavras, restou apurado durante o estudo de caso que a comunicação interna não estava sendo eficaz, haja vista que “a maioria dos funcionários respondeu que, às vezes, a comunicação interna é feita de maneira adequada e, igualmente às vezes, são bem informados dos acontecimentos da empresa e, também às vezes, a comunicação satisfaz as expectativas quanto às informações recebidas.”
Sabe-se que problemas na comunicação interna interferem negativamente no comportamento organizacional dos funcionários, tanto em relação a produtividade do seu trabalho quanto em relação à empresa. Nota-se que quando a comunicação interna é quase inexistente ou deixa a desejar, a tendência é que os colaboradores desenvolvam uma sensação de que a organização os trata com descaso, gerando, na maioria das vezes, uma grande desmotivação.
Desse modo, pode-se perceber a importância de ser ter um bom plano de comunicação, pautado na transparência, clareza e na simplicidade da linguagem para alcançar todos os colaboradores.
Vale ressaltar que, quanto mais efetiva e próxima a comunicação interna for, maior será o envolvimento, dedicação e empenho dos colaboradores. Verifica-se assim que, se tiver maior motivação por parte deles, maior será o grau de produtividade e, consequentemente maior a lucratividade da empresa.
Importante salientar também, que as empresas devem tratar a comunicação interna como fator estratégico, pois contribui para o alcance das metas traçadas pela empresa. É imprescindível que todos estejam engajados e comprometido com o sucesso da organização, e que, portanto, se faz necessário que os lideres repassem aos colaboradores a missão, visão e valores da empresa, bem como retransmitam as informaçãos