gerenciamento de custos
A princípio precisamos entender como efetivamente estimar, alocar e gerenciar os fatores de custos do projeto para poder finalizá-lo dentro dos custos orçados, e o gerenciamento desses custos é observado através de atividades que visam definir e alocar recursos para as atividades do projeto, e esse processo pode ser conhecido como Estimativa de recursos. Os requisitos dos recursos são identificados pela análise de cada atividade e pela determinação dos tipos e de quantidade de cada recurso necessário para completar o respectivo trabalho.
Para estimar desses recursos existem muitas análises, porém as duas mais comuns são aquelas em que todas as atividades do projeto são iniciadas e terminadas nas suas datas mais cedo e no outro caso, terminadas na sua data mais tarde. Uma organização deve executar seus projetos considerando seu nível de recursos disponíveis uma vez que eles nunca são ilimitados e raramente flexíveis, desse modo uma atividade é movida pelo cronograma até que os recursos necessários estejam disponíveis para a realização da atividade e quando possui datas e recursos definidos ela diminui o nível de disponibilidade de recursos, então na prática , deve-se começar a elaborar alguns planos e simular alternativas para que se encontrar um cronograma de projeto aceitável.
As partes mais interessadas que precisam das informações mais certas para ajudá-los a gerar seus projetos rumo ao sucesso são os gerentes de projetos e para eles a estimativa de custos é um conceito principal de controle, uma vez que em todos os projetos deve-se seguir de guia para as adequações gerenciais e uma elaboração delas de forma detalhadas, consistentes e confiáveis é a base de um gerenciamento de custos de sucesso. A qualidade das estimativas de custos determina a capacidade posterior de gerenciar os contratos incluídos no projeto, esse processo está correlacionado ao processo de engenharia que evoluiu com o tempo, portanto, a