Gerenciamento de Custos
Prof. Valmir Conde
Áreas do conhecimento PMBoK® Guide – Gerenciamento de Custos
1. Introdução
Para garantir o bom sucesso e desenvolvimento de nossas empresas nos dias atuais, é de suma importância se trabalhar com projetos. Um projeto é caracterizado por ser único, ter escopo e prazo definido auxiliando a impulsionar as empresas frente ao agressivo mercado competidor. Assim, a melhor maneira de se produzir resultados e perpetuá-los é trabalhar com uma forte metodologia de projetos embasada na experiência de diversos experts da área.
O PMI (Project Management Institute) é um instituto, com mais de 50 anos, que atua na padronização das práticas de gestão de projetos, utilizando como principal documento o PMBOK Guide - um guia para a gestão de projetos aprovado pelos principais institutos norteamericanos. O PMBOK trata das nove áreas do conhecimento que são abordadas dentro de um projeto. Para o presente trabalho, vamos discutir a respeito do gerenciamento de custos.
2. Objetivos
O objetivo deste trabalho é descrever a área de gerenciamento de custos do PMI e sua importância durante um projeto.
3. Gerenciamento de custos
O gerenciamento de custos é o responsável financeiro do projeto. Ele deve garantir que sejam estipulados objetivos financeiros realistas e baseados em dados reais e que essas métricas sejam seguidas à risca até o final do projeto para garantir a excelência do mesmo. Para proporcionar uma visão mais sistemática do gerenciamento de projetos, podemos subdividi-lo em três partes:
3.1. Etapas do Gerenciamento de Custos
O gerenciamento de custos é um dos fatores essenciais para o sucesso de um projeto, portanto, ele está presente em várias fases de seu ciclo de vida. A figura 1 mostra as diversas etapas nas quais o gerenciamento de custos desempenha um de seus papéis: estimar, orçar e controlar os custos.
Figura 1 – Etapas de um