gerenciamento de crise/estudo de caso
MBA EM MARKETING E BRANDING
Salvador
2013
Avaliação – MBA Marketing e Branding
Fundamentos de Marketing
Salvador
2012
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise, um estudo de caso sobre como gerenciar a crise no caso do Fox e os oito casos de perda de parte dos dedos pelos seus usuários.
ABSTRACT
This paper aims to present an analysis, a case study on how to manage the crisis in the case of Fox - Volkswagen and the eight cases of loss of the fingers by its users.
História
O caso Coselli evidencia a importância de uma boa gestão e de uma comunicação integrada aos processos da empresa. O planejamento estratégico de comunicação, principalmente em momentos de crise, auxilia na manutenção da imagem da empresa e relacionamento com a comunidade interna, externa, fornecedores, compradores e imprensa. Quando a empresa tem a comunicação empresarial bem estruturada e definida ela tem maior possibilidade de sobreviver a momentos de crise.
Apesar da tradição de 37 anos de mercado, a Coselli cometeu três graves erros: venda de produtos impróprios, a adoção de um plano de gestão fraudulenta e não transparente e a falta de um plano de comunicação.
A venda de produtos impróprios para o consumo, com adulteração dos prazos de validade e procedência desconhecida, motivou a denúncia. A partir de então, a crise foi agravada pela falta de uma base sólida de uma comunicação interna e externa e de um bom relacionamento da empresa com a comunidade fornecedores, compradores e imprensa. Isso abalou a confiabilidade e reputação da Coselli, criando uma imagem negativa perante a opinião pública. A falta uma gestão transparente e ética contribuiu para agravar a crise.
A centralização da informação não favorecia o fortalecimento de uma imagem positiva perante a comunidade nem a confiabilidade dos