Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia
Capítulo I - Entenda seu Trabalho (Parte I)
Para quem você trabalha? Porque você trabalha?
Confesso que há menos de um ano atrás minha percepção era bem diferente da que tenho hoje. Digamos que era bem "autocentroumbiguista", ou seja, tudo está girando em torno do meu umbigo. Tenho pra mim que a grande maioria das pessoas ainda pensa assim, que a essência trabalho está centrada em si mesmo, que não há influência de terceiros e que não há efeito sobre terceiros. Somos senhores do nosso ofício, afinal, somos nós que sabemos como nosso trabalho deve ser realizado para que seja de qualidade e para que gere resultados.
"A única razão pelo qual você trabalha é porque alguém precisa do resultado do seu trabalho."
Mas para quem de fato eu trabalho? Para mim mesmo? Sou eu que usufruo dos resultados diretos do meu trabalho? A primeira citação que faço do Falconi nos dá uma visão um pouco diferente da que estamos acostumados. O que ele quer dizer com essa frase é que se temos trabalho hoje, é porque há alguém que precisa do resultado do nosso esforço, ou seja, estamos trabalhando para atender as necessidades de alguém, esta necessidade é que nos emprega.
"No final das contas, nós todos trabalhamos para ajudar-nos mutuamente a SOBREVIVER."
Mas eu não trabalho somente para atender as necessidades das pessoas, afinal, eu preciso sobreviver também! Este é o ponto tocado pela segunda citação do Falconi, é tudo uma questão de troca. O cliente necessita do resultado do meu trabalho para sobreviver, e eu, atendendo sua necessidade, recebo uma gratificação que também me permite sobreviver.
Então, o que é o trabalho? É uma questão de SOBREVIVÊNCIA, sua e do seu cliente.
Assim, poderíamos definir que uma empresa é uma organização de seres humanos trabalhando para atender as necessidades de outros seres humanos.
Você já havia feito essa análise antes? Então aproveite a oportunidade e