Livro comunicação de massa e desenvolvimento
Wilbur Schramm,nascido em Marietta, Ohio (1907), adquiriu a notoriedade mundial pela atuação como consultor da UNESCO, onde formulou a estratégia de uso da comunicação de massa para o desenvolvimento dos países estagnados do terceiro mundo. Wilbur morreu em 1987.
Estamos vivendo uma época em que informação é poder e quem tem a informação é aquele que tem “o mundo em suas mãos”. Assim, podemos dizer que o poder, hoje, está na mídia, já que ela é a principal responsável pela transmissão dessa informação ao restante da população. O problema enfrentado ultimamente é o modo pelo qual essa transmissão é feita. Presenciamos, nestes últimos tempos, uma diminuição de jornalistas (profissão que designa os principais detentores da informação) sérios e objetivos, que realmente querem transmitir a informação de maneira verídica, em detrimento do crescimento de jornalistas que estão neste cargo visando a fazer parte do poder, custe o que custar, no entanto, a comunicação de massa continua tendo muita influência sobre o público, vantagens e grande importância na sociedade.
O QUE FAZ A INFORMAÇÃO
A busca de informação começou no tempo das tribos primitivas, onde elas necessitavam de informações sobre o tempo, os perigos de um certo lugar, enfim, de notícias diárias na qual seriam úteis para realizar uma caça, para se organizarem ou para tomar alguma decisão.
Segundo Wilbur, nem todas as políticas da tribo eram decididas por um conselho, mas também por um código de crenças. Então, era uma tarefa, ensinar para as outras pessoas da tribo essas crenças, as leis e os costumes.
“Os pais ensinavam aos filhos, e o sacerdote e os mais velhos ensinavam aos membros mais jovens.Essas três funções de informação, assim, podiam ser claramente identificadas na sociedade primitiva: a função de vigilância (para perscrutar o horizonte e relatar à tribo); a função