RESUMO DO LIVRO, “Porque as Comunicações e as Artes estão se convergindo?” – Até o capítulo 4.
Introdução:
Na introdução do livro, a autora Lucia Santanella diz que o que chamamos hoje de artes visuais, no mundo antigo e na Idade Média era o artesanato. Já no renascimento, as artes se transformaram devido a artistas que colocaram um caráter intelectual e teórico. As artes foram estruturadas em cinco belas artes: pintura, escultura, arquitetura, poesia e música. Com a Revolução Industrial e com o urbanismo, as artes sofreram modificações. As belas letras e belas artes passaram a ser dominada pelos meios de comunicação. O meios eram o cinema, televisão, fotográfica, publicidade, quadrinhos, livros de bolso e muito mais.
Para a autora, a comunicação está ligada diretamente aos meios de comunicação de massa e artes estão limitadas a belas artes. Com isso, a arte perde por estar relacionada com a visão conservadora da face artesanal e a comunicação perde por estar com o estereotipo dos meios de comunicação de massa.
Capítulo 1
Dos anos 80 para cá, houve uma grande evolução complexa na comunicação. Segundo Lucia Santanella, tivemos seis grandes eras civilizatórias: Comunicação oral, comunicação escrita, comunicação impressa, comunicação propiciada pelos meios de comunicação em massa, comunicação midiática e comunicação digital.
A comunicação oral baseia-se em culturas que tem a fala como seu processo comunicativo. O da escrita, culturas que tem como forma de registro seu acervo cultural por meio de escrita (pictográfica, ideográfica, hieroglífica e fonética). Os meios de comunicação são inseparáveis do desenvolvimento de uma sociedade.
Com a Revolução industrial vieram as máquinas de produção de bens simbólicos, vieram maquinas semióticas como a prensa mecânica e a fotografia. Depois veio o jornal e livros em abundância. A fotografia começou a fazer parte do jornal para uma documentação mais bem feita. Em seguida veio o cinema, que é fotografia em