Gerenciamento da qualidade
ALBERTO CARLOS BOLDRINI JUNIOR
ANDRESSA BARRETO FRANCA
CAMILLA BARBOSA FREITAS
MEIRIANE FREITAS DE SOUSA
Macaé, 16 de outubro de 2013.
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é dar uma visão geral sobre as normas ISO 9001, 10005, 10006 e 21500 que são normas ISO voltadas ao conhecimento específico de planos de qualidade e gerenciamento de projetos e prover um comparativo sobre as mesmas.
Os sistemas de gestão da qualidade segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas são um conjunto de elementos inter-relacionados que estabelecem políticas e objetivos e atingem estes objetivos dirigindo e controlando uma organização no que diz respeito à qualidade. A implantação desses sistemas permite as empresas estarem bem estruturadas, introduzindo métodos mais eficazes para a melhoria da qualidade atingindo não somente o seuambiente interno, mas todo o público ao qual a organização atende.
As normas ISO fornecem diretrizes para um gerenciamento de projetos de qualidade e diretrizes para implantação e orientações para o desenvolvimento, avaliação, aceitação, aplicação e revisão dos planos de qualidade.
COMPARAÇÃO ENTRE AS NORMAS
ISO 10.005
ISO 10005:2005 fornece orientações para o desenvolvimento, avaliação, aceitação, aplicação e revisão dos planos de qualidade. É aplicável ou não a organização tem um sistema de gestão em conformidade com a ISO 9001.
ISO 10005:2005 é aplicável a planos de qualidade de um processo, produto, projeto ou contrato, qualquer categoria de produtos (hardware, software, materiais e serviços processados) e qualquer indústria. Ele é focado principalmente na realização do produto e não é um guia para o planejamento do sistema de gestão da qualidade organizacional.
ISO 10005:2005 é um documento de orientação e não se destina a ser utilizado para fins de certificação ou registo.
ISO 10.006
ISO 10006:2003 dá orientações sobre a aplicação da gestão