Gerações de computadores
A área da informática é uma área que está em constante evolução. Isso porque antigamente os computadores eram máquinas enormes que ocupavam salas inteiras.
Muito trabalho foi feito para que essas máquinas enormes se transformassem hoje no que nós conhecemos como Computadores Pessoais. Veja um pouco sobre as quatro gerações de computadores.
•
1ª Geração – (1945 – 1955)
Os primeiros computadores eram totalmente destinados aos cálculos, ou seja, eles eram utilizados apenas para resolver problemas específicos. Os computadores mais famosos eram o ENIAC e o UNIVAC, esses computadores necessitavam de salas enormes para serem armazenados.
Os computadores dessa primeira geração não tinham nenhuma linguagem padronizada de programação, ou seja, cada computador tinha o próprio código e por isso eles eram utilizados apenas para problemas específicos. Para criar novas funções nova máquina era necessário reprogramar todo o computador.
Além de ocupar espaços enormes, esses computadores sofriam constantemente do problema de superaquecimento. Isso se devia ao fato de que na época não existiam os microprocessadores e eles utilizavam válvulas elétricas que faziam a troca de sinais por meio de pulsos. Com pouquíssimo tempo de uso as válvulas já queimavam e era preciso trocar de válvula. Para se ter uma ideia, a cada ano era necessário trocar de válvula cerca de 19 mil vezes, ou seja, ter um computador desse era muito caro.
•
2ª Geração – (1955 – 1965)
Como as máquinas estavam gastando muito, por causa das trocas constantes de válvulas, começou a se pensar em uma forma de substituir essas válvulas elétricas por uma nova tecnologia que fosse mais barata e evitasse o superaquecimento que era comum muito comum nas máquinas da época.
Foi pensando nisso que os transistores criados pela empresa Bell Laboratories passaram a fazer parte do painel da maquina. Os transistores eram bem menores que as válvulas
elétricas, dessa