Gerações de Computadores
Gerações de computadores
Geração dos computadores
Nome: WOLLNEY MIRANDA ROCHA
Os computadores passaram por gerações e transformação para se tornarem as máquinas que usamos hoje no dia a dia. A cada ano que se passa as tecnologias se tornam mais adaptáveis e ágeis aos usuários tornando-o suas vidas mais fáceis. Tudo começou à necessidade de facilitar os cálculos, limitando aos erros e economizando o seu tempo, em que nos tempos de hoje é uma ferramenta simples comparando com as novas tecnologias.
Geração dos computadores
Primeira Geração (1946-1954)
A geração das gigantes válvulas. Elas eram grandes, caras, lentas e queimavam com grande facilidade.
Entrada de dados e de programa em cartões perfurados.
Surgimento dos primeiros computadores, como o ENIAC e o UNIVAC que tinha como funções apenas de cálculos, sendo utilizados para resolução de problemas específicos. Onde o seu uso era apenas aplicado em campos científicos e militares.
Superaquecimento constante nos gigantescos computadores que com poucas horas de utilização, essas válvulas eram queimadas e demandavam substituição, com isso a cada ano 19 mil válvulas era trocada.
O ENIAC possuía 17.468 válvulas, pesava 30 toneladas, tinha 180 m² de área construída, sua velocidade era da ordem de 100 kHz e possuía apenas 200 bits de memória RAM.
Figura - ENIAC
Segunda Geração (1955-1964)
A geração que foi marcada pela substituição da válvula pelos transistores.
Por conta das placas de transistores os componentes eram bastante reduzidos, tornando os computadores da segunda geração cem vezes menores do que os da primeira.
Desenvolvimento do conceito de Unidade Central de Procedimento (CPU).
Computadores de uso científico e de uso comercial.
Os computadores dessa geração inicialmente desenvolvidos para serem utilizados como mecanismos de controle em usinas nucleares.
Terceira Geração