Basílica de Santa Sofia
A Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sofia - que significa sagrada sabedoria - foi construída entre 532d.C e 537d.C, na cidade de Constantinopla. A Basílica pertence ao estilo Bizantino, que possúi esse nome por relação ao Império Bizantino.O Nome Bizantino, provém de sua capital, Constantinopla, que antes chamava-se de Bizâncio, que por sua vez, recebeu o nome de seu rei Bizas.
O império Bizantino, também conhecido por Império Romano do Oriente, surge no ano de fato em 395 d.C, com a divisão do Imperio Romano em Ocidental e Oriental, Mas tem seu início no ano de 330 d.C, quando o Imperador Constantino I funda Constantinópla, que antes chamava-se Bizâncio, para se tornar a capital do novo império.
A Basílica de Santa sofia, seria a reconstrução de uma grande igreja construída anteriormente no local pelo imperado Constâncio (filho de Constantino I) e que foi destruída no ano de 532d.C durante a revolta de Nika. Sua obra foi comandada pelo Imperador Justiniano I e seus arquitetos foram Isidoro de Mileto e Antemio de Tralles, também professores de geometria da Universidade de Constantinopla. A Basílica de Santa sofia é considerada o ícone máximo da arquitetura Bizantina, foi a catedral de Constantinopla e passou a ser mesquita no ano de 1453, com a tomada de Constantinopla pelos mulçumanos comandados pelo Sultão Mehmed II e consequente o fim do Império Bizantino. Constantinopla, então, passa a se chamar Istambul.
Contexto
Possui uma linguagem urbana, com escala monumental, a composição do partido é um paralelepípedo e uma cúpula de base quadrada, uma inovação do período, com adição de blocos e torres no entorno.
A relação com o entorno é inovadora, pois a obra inovou com a cúpula sustentada por pendente. E faz uma ruptura no tecido urbano devido o seu tamanho e ao espaço que ocupa na quadra.
Sítio
Istambul é uma cidade ventosa, com ventos de 18km/h em média. Em Istambul os verões são longos, quentes e úmidos, e os são invernos