Gerações de computadores
HARDWARE E REDES
PROFESSOR: MARCELO NEPOMUCENO
ALUNO: FRANCISCO JHONSON DE OLIVEIRA GOMES
TRABALHO DE HARDWARE
Fortaleza, Ce, 2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.
2. AS GERAÇÕES DE COMPUTADORES: VANTAGENS E DESVANTAGENS.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.
1. INTRODUÇÃO
Tem sido uma constante na história da humanidade a busca por meios de se manipular de maneira mais veloz e eficaz as informações existentes. Nisso, vários estudiosos construíram instrumentos capazes de processar melhor somas, subtrações, etc. Inicialmente o homem inventou instrumentos de processamento mecânico para somente depois construir os de processamento eletrônico que o inseriu, então, na era da computação. Os primeiros computadores comerciais foram vendidos em 1951: o Ferranti Mark I, na Inglaterra e o Univac, nos Estados Unidos.
O desenvolvimento dos computadores pode ser dividido em segmentos tecnologicamente bem definidos denominados de geração de computador.
2. AS GERAÇÕES DE COMPUTADORES: VANTAGENS E DESVANTAGENS
Na primeira geração de computadores o componente eletrônico básico era a válvula. Os computadores além de ocuparem bastante espaço físico, tinham como desvantagem o fato de as válvulas se aquecerem bastante, chegando a se queimarem com facilidade.
Com a invenção dos transistores em 1948, e o seu uso no lugar das válvulas, temos a chamada segunda geração de computadores. Essa geração permaneceu até meados da década de 60 quando surgiram os circuitos integrados.
Os circuitos integrados caracterizaram a terceira geração de computadores (1964 – 1970), proporcionando maior compactação, redução dos custos e velocidade de processamento da ordem