Geração de sons
A instituição, que nasceu em 2006, atua na promoção da educação musical e na prática coletiva da música visando o desenvolvimento humano de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, através de cursos musicais e montagens de produções culturais. Promover e facilitar a comunicação, aprendizagem, expressão e integração intra e/ou interpessoal e, conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida a crianças, adolescentes e jovens portadores de deficiências físicas, sensoriais e com síndromes (Down, Rett e Turner) do município de Porto Seguro, Bahia.
O projeto intitulado Geração de Sons irá atender 60 pessoas com deficiências físicas, sensoriais e com síndromes. São crianças de 7 a 12 anos e adolescentes de 13 aos 18 anos que receberão, gratuitamente, aulas musicais nas oficinas de Bandinha Rítmica, Flauta Doce, Canto Coral e Audição Musical. Além da equipe já existente, profissionais especializados foram contratados e um veículo, previsto no projeto, facilitará a locomoção dos alunos. O objetivo é promover e facilitar a comunicação, aprendizagem, expressão e integração e, conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida aos alunos.
Com o recursos do Criança Esperança será possível manter as oficinas de música do projeto já que novos instrumentos musicais serão comprados (2 xilofones, 2 metalofones, 2 violões, 10 flautas doces, 1 conjunto Bandinha Rítmica). Com a verba, também serão contratados 1 educador musical, 1 coordenador pedagógico e 2 monitores, além da aquisição de 1 som portátil estéreo, 1 projetor multimídia e 1 impressora multifuncional laser. A campanha de divulgação para inscrição dos alunos e a locação de um veículo de transporte também estão incluídos no orçamento.
Sonho antigo
Trabalhar com crianças e jovens com necessidades especiais era um sonho antigo da equipe da OSD. “Em 2010, quando abrimos as matrículas, recebemos muitas pessoas interessadas e com esse perfil.