Darwin
Naturalista e biólogo inglês, Charles Robert Darwin nasceu a 12 de fevereiro de 1809, em Shrewsbury, e morreu a 19 de abril de 1882, em Dawn, Kent.
Charles Darwin foi o criador da perspetiva evolutiva e desenvolveu um conjunto de investigações sobre as emoções porque considerava que tinham uma relação muito estreita com a evolução das espécies – este assunto é abordado no livro A Expressão das Emoções nos Homens e nos Animais. Darwin procura traços comuns na expressão de emoções em vários povos e espécies identificando assim seis emoções primárias ou universais: a alegria, a tristeza, a surpresa, a cólera, o desgosto e o medo.
Darwin criou então um catálogo de emoções – conseguiu-o registando dados junto dos psiquiatras sobre a manifestação das emoções em doentes mentais e registou também as reações dos seus filhos face a situações que lhes provocavam alegria, frustração, etc. Tudo isto, em conjunto com fotografias das pessoas em estados emocionais foi imprescindível para que Darwin conseguisse comparar a expressão das emoções humanas com a dos animais – após numerosas observações concluiu-se que, por exemplo, os chimpanzés têm uma vida emocional intensa idêntica à nossa.
Segundo Darwin existem três princípios que coordenam as emoções: 1. Princípio dos hábitos úteis associados: movimentos convenientes em alguns estados de espírito tornam-se habituais através da repetição. 2. Princípio da antítese: é uma tendência evolutiva para realizarmos movimentos de natureza contrária, ou seja, experimentarmos emoções opostas às habituais. 3. Princípio das ações devidas ao sistema nervoso – independentes da vontade: quando se experimenta uma emoção forte que estimula de forma instantânea