geral
a) Qualidade da água: Como mencionado anteriormente, para se manter a água utilizada em cultivos de camarão com qualidade adequada, deve-se monitorar a salinidade, o oxigênio dissolvido, a temperatura, o pH, e a turbidez.
Temperatura: Para que a variação da temperatura seja a menor possível, os viveiros precisam ser mantidos sempre cheios e com uma média de pelo menos 1,2 m para tentar manter uma menor variação do gradiente de água.
Oxigênio dissolvido: Com relação ao oxigênio dissolvido, sempre que for inferior a 3,0 mg/l, deve-se realizar uma renovação de parte da água do viveiro e fazer funcionar os aeradores. Além disso devem-se manter as telas das comportas sempre bem limpas e fornecer ração de boa qualidade e em quantidade correta.
Salinidade: a salinidade da água é parâmetro que, de modo geral, não influencia de maneira significativa o desenvolvimento do camarão-branco do Pacífico. Mas, ainda assim, para evitar qualquer problema, recomenda-se que ela seja medida e controlada, evitando-se, dentro do possível, variações abruptas de salinidade.
Turbidez da água: quando a turbidez, medida pelo disco de Secchi, atingir níveis inferiores a 30 cm, é um sinal de que a água dos viveiros precisa ser renovada. Além disso, principalmente a noite, quando a taxa de oxigênio dissolvido é naturalmente menor, os aeradores devem ficar ligados para promover a aeração da água dos viveiros.
b) Renovação da água nos