Fichamento
FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL
THAMIRES MELO DE GUSMÃO SILVA
FICHAMENTO
MACEIÓ/2013
2.2 O Movimento Político Militar de 1930 e a implantação do Corporativismo
O desenvolvimento capitalista traz contraditoriamente, o aprofundamento da industrialização, a urbanização apressada, com a diferenciação social e diversificação ocupacional resultantes da emergência do proletariado. A continuação da política de valorização do café marca a predominação do capital externo no financiamento e comercialização desse produto, é indispensável para assegurar a acumulação. As políticas cambial e fiscal, orientadas para manter o equilíbrio financeiro, tornam-se determinantes da rentabilidade dos investimentos internos.
Se a primeira operação valorizada marca de certa forma um apogeu assegurando por período longo uma alta rentabilidade par os capitais investidos no café, as operações subsequentes terão efeitos menos duradouros e consequências sociais mais graves. A terceira operação, por consequência terá um maior acumulado de estoques e uma maior perspectiva de superprodução. As emissões que se realizam no período agravam o surto inflacionário e o aumento do custo de vida.
A política de defesa permanente do café permitira, no primeiro quinquênio da década, um período de prosperidade, sinal da continuidade do desenvolvimento capitalista. A burguesia ligada ao café, que mantém a hegemonia da direção Estada, se vê constantemente acossada por outras parcelas das classes dominantes como pela tensão das classes dominadas.
A luta pelo proletariado pela sua cidadania social abrirá mais uma contradição entre o setor industrial e a fração homogênica na medida em que ensaia algumas medidas de legislação social, procurando aliviar a pressão e ampliar a área de apoio à custa da outra fração dominante, sem possuir condições de oferecer medidas que transformem a legislação social para acelerar sua acumulação.
O fim da