Gera O Eleita
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/geracao -eleita/teo lo gia
Geração eleita
digg
O evangelho é água limpa que lava o homem da imundície da geração segundo a carne, o sangue e a vontade do varão ( Jo 1:12 ; Pv 30:12 ). Através do evangelho ocorre a regeneração, ou o novo nascimento, que limpa o homem da imundície da primeira geração. Somente através desta renovação operada por Deus (novo coração e um novo espírito) é que o homem torna-se eleito de Deus, pois passa a f azer parte da nova geração, a geração eleita.
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” ( 1Pe 2:9 )
Desde a ref orma a doutrina da eleição é apresentada por alguns como um mistério, e para outros, resumese somente em controvérsias.
Mas, ao escrever aos cristãos da dispersão, o apóstolo Pedro os nomeou de ‘geração eleita’, o que nos lança luz aos mistérios e dissolve as controvérsias.
Geralmente os teóricos pensam a eleição como uma escolha de Deus que recai sobre indivíduos e, deixam de considerar no que consiste a ideia de ‘geração escolhida’.
O apóstolo Pedro enf atiza que os cristãos são a geração eleita, o que invalida a ideia que Deus tenha escolhido ou rejeitado, sem critério plausível, indivíduos em particular.
Segundo as teorias que tentam explicar a doutrina da eleição, com principal destaque as teorias calvinistas e arminianistas, Deus escolheu alguns indivíduos para serem salvos antes mesmos que eles viessem a existir. Tais teorias descartam totalmente o exposto pelo apóstolo Pedro que dá ênf ase à geração
(substantivo), pois sem a existência desta geração específ ica não há que se f alar em eleitos.
A exposição paulina de que primeiro é a geração dos homens naturais e, depois, a geração dos espirituais, também é descartada pelas teorias calvinistas e arminianistas ( 1Co 15:46 ), do mesmo modo que não se