Gordon H
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/go rdo n-h-clark-e-carl-f-h-henry/teo lo gia
Gordon H. Clark e Carl F. H. Henry digg Tanto Gordon H. Clark como Carl F. H. Henry parecem ser os herdeiros imediatos do legado da cosmovisão de James Orr. Como f ilósof o prof issional, escrevendo a partir de um ponto de vista evangélico protestante, Gordon Clark (1902-86) f oi, no auge de seus poderes, reconhecido como “talvez o deão daqueles f ilósof os americanos do século XX que têm procurando desenvolver uma Weltanschauung consistente com as Escrituras cristãs”. De f ato, o título de um dos seus livros mais conhecidos – A
Christian View of Men and Things – sugere uma continuidade com a obra de Orr. Na introdução Clark reconhece a popularidade que o volume do teólogo escocês teve anteriormente. Contudo, mais importante do que o título ou o reconhecimento é o f ato que, como Orr antes dele, Clark identif ica que o naturalismo apoderou-se da mente moderna como uma explicação completa da realidade. Se o cristianismo há de enf rentar esse desaf io com sucesso, ele deve ser explicado e def endido em termos abrangentes também.
Uma abordagem f ragmentada e desconexa simplesmente não conseguirá f azer isso. Clark explica sua estratégia em linguagem que ecoa a abordagem exata de Orr.
Portanto, o cristianismo tem, ou, alguém até poderia dizer, o cristianismo é uma visão abrangente de todas as coisas; ele toma o mundo, tanto material como espiritual, como sendo um sistema ordenado.
Consequentemente, se o cristianismo há de ser def endido contra as objeções de outras f ilosof ias, o único método adequado será o abrangente. Embora seja de grande importância def ender pontos particulares de interesse, essas def esas específ icas serão insuf icientes. Em adição a esses detalhes, é necessário também uma f igura do todo na qual eles se encaixam.
Em seu livro, Clark procede à apresentação do quadro geral, analisando o estado atual da discussão na