George Fichamento
Resumo da obra De início, os autores nos mostram que toda sociedade humana tem em sua história o conflito de classe. Em toda a humanidade sempre houve oprimidos e opressores, classes que sob julgaram outras, as dominaram, por vezes de maneira mascarada, por vezes não. Os autores partem desse pressuposto para delinear o modo de dominação da moderna classe burguesa, mostrando a sua herança histórica. Outros critérios destacados são a necessidade constante da criação de novos mercados e a “globalização” dos meios de produção. Os autores demonstram que através de apoio aos partidos democráticos em toda a Europa, os comunistas colocavam em prática suas idéias a cerca de mundo, e propiciavam a revolta do proletariado visando constituir um mundo mais igual, sem hostilidade e domínio de uma classe sobre a outra. Um mundo onde todos trabalhassem em prol da comunidade e desse modo, em prol de si mesmo, sem hostilidade entre classes, até porque não existiriam outras classes, a não ser o proletariado.
Capitulo I - Burgueses e Proletários
“A historia de toda sociedade até aqui é a historia de luta de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, burgueses de corporação e oficial, em suma, opressores e oprimidos, estiveram em constante oposição uns aos outros, travaram uma luta ininterrupta, ora oculta ora aberta, uma luta que de cada vez acabou por uma reconfiguração revolucionaria de toda a sociedade ou pelo declínio comum das classes de luta”.(p.29)
A burguesia despiu da sua aparência sagrada todas as atividades até aqui veneráveis consideradas com pia reverencia. Transformou o medico, o jurista, o padre, o poeta, o homem de ciência em trabalhadores assalariados por ela. (p.32)
Diante disso vale ressaltar que a burguesia revolucionou a história, pois fez com que todas as classes virassem escravos dela, ou seja, a burguesia contribuiu muito para a