Fichamento Arte Medieval George Henderson
ARTE MEDIEVAL - GEORGE HENDERSON
Introdução
- Evolução da Arte Medieval em sua primeira fase, aproxmadamente de 550 a 1150 d.C.: metamoforse, fusão e mudança.
- Semelhanças entre obras de arte produzidas em épocas muito distantes entre si no tempo.
- A disseminação de padrões artísticos romanos por toda Europa nos primeiros séculos da era cristã constitui a base de grande parte da arte medieval.
- Na política, a civilização antiga tinha grande prestígio e atrativo, qualquer grande regime que surgisse na primeira metade do período medieval se propunha a ser sucessor do Império Romano.
- Renascimento do romantismo no séc. X influenciado por Carlos Magno e seus sucessores no séc. XI.
- A rivalidade entre os regentes medievais com os estilos e monumentos grandiosos remetendo ao passado romano concorre para estabelecer uma unidade artística na Europa e ajuda a conferir perspectiva e orientação à evolução da arte medieval.
- Construção do império carolíngio e do posterior império otoniano teve consequências na internacionalização da arte, promovendo contato entre artesãos e patronos de diversos países; isso gera problemas de datação e o local de origem do objeto de arte.
- O restabelecimento de um império ocidental foi importante para criação de rotas de comércio para as artes e o constante movimento de homens e idéias promovido pela sociedade internacional da Igreja.Pos a Europa Ocidental em contato com outras partes do mundo civilizado (territórios de Islã e Império Bizantino).
- A Itália era uma mistura infindável e estimulante de culturas e tradições visuais, mas países como a Grã-Bretanha, a França, a Germânia e o norte da Espanha dão indícios bem mais coerentes da evolução progressiva da arte medieval. Mas. nas últimas fases da Idade Média, o estilo românico assumiu forma definitiva em toda a Europa, inclusive na Itália.
- O cristianismo deu à arte medieval seu sentido básico de finalidade e sua