SINTESE DO ANTIGO TESTAMENTO.
Falar da fé e da graça de Deus na vida do Homem como padrão para a salvação é algo de estrema responsabilidade, uma vez que precisamos interpretar a bíblia de maneira correta, observando os seus princípios e mostrando que a bíblia tem algumas divisões para que possamos melhor estudar-la, no entanto existe uma unidade em toda a bíblia que pode ser observada quando estudamos a palavra do senhor de forma sistemática.
Na bíblia o velho e novo testamento se completam ( Mat. 5.17, 2 Tm 3.16) , Jesus disse que ele não veio para destruir a Lei, mas, para cumprir a Lei e o apostolo Paulo escrevendo a Timóteo lhe afirmou que toda escritura é inspirada por Deus, desta maneira entendemos e podemos afirmar que a bíblia mesmo tendo sido escrita por aproximadamente 40 Homens diferentes e em um período te aproximado de 1600 anos foi inspirada por Deus e durante todo esse tempo , o mesmo Deus que inspirou os escritores para que registrassem a sua palavra tratou de preservar a sua unidade, ou seja existe uma ligação entre o velho e novo testamento.
Os princípios de Deus são imutáveis, estaremos analisando nesta dissertação somente a os princípios da fé e da graça. Quando paramos para estudar esses princípios vemos que a fé e a graça sempre fizeram parte do caráter de Deus.
A graça já era plano de Deus antes mesmo da queda do homem. No Éden encontramos a promessa de um salvador e Redentor da humanidade. Este Salvador poria fim ao poder de Satanás em enganar a humanidade, conduzindo-a ao pecado.(Gênesis 3.15), Por causa do pecado do homem um cordeiro teve de ser sacrificado. O sangue de um inocente foi derramado e. Este cordeiro, de acordo com João, é a prefiguração de Jesus Cristo que morreria em nosso lugar (Jo. 1:29), manifestando dessa forma a graça de Deus na vida do homem. Podemos ainda observar a graça de Deus na vida do Rei Davi (Salmo 32: 1 e 2 e Salmo 51: 1-12), Estes dois salmos foram escritos por Davi. Ao perceber o pecado que havia