Fichamento "o estado" de george bordeau
544 palavras
3 páginas
Título da Obra – O EstadoAutor – George Bordeau
Unidade(s) de Leitura – Nascimento do Estado
1 – Tema discutido:
Em seu livro “O Estado”, no capítulo “O nascimento do Estado”, George Bordeau analisa os antecedentes históricos que possibilitaram a formação do estado moderno, tendo em vista as mudanças ocorridas em âmbito social, cultural, religioso e político na passagem da Idade Media para a Idade Moderna.
O autor caracteriza os elementos fundamentais para a consolidação do estado – território, nação e soberania -, e explica como os problemas relacionados à segurança da nação e à legitimidade e à duração dos novos governos foram sendo resolvidos ao longo do tempo.
Há ainda considerações a respeito dos novos estados nacionais, em especial as ex-colônias africanas, expondo as dificuldades de seus governantes em consolidar e legitimar seu poder.
2 – Ideias Centrais:
Bordeau escreve que, para a análise da formação do estado, é preciso ir além do mero estudo dos dados objetivos, levando em consideração as características psicológicas das sociedades que culminaram na formação do estado moderno.
Desta maneira, o autor analisa o estado de acordo com seus elementos fundamentais, são estes o território, a nação e a soberania.
O território diz respeito à unidade física a qual a determinada sociedade se encontra. Porém, a política de reunião de terras em si só é válida se a unidade do espaço determinado no interior das fronteiras for concomitante à unidade psicológica da sociedade em que nele vive, pois assim o grupo verá no território um patrimônio coletivo.
Com relação à nação, Bordeau afirma que “a nação depende mais do espírito do que da carne”, isto é, todo o passado, as tradições e as lembranças das provações em comum são importantes à medida que moldam o futuro e levam à finalidade, que é o bem comum. O escritor francês ressalta ainda que o sentimento nacionalista tem sido um dos maiores desafios nos países criados recentemente, em