Teoria geral da administração
Teoria é o nome dado a um conjunto de abstrações que tenta explicar a realidade.
Em um mundo de negócios altamente competitivo e carregado de mudanças e incertezas, a Administração tornou-se o centro de toda atividade humana. A tarefa básica da Administração é fazer acontecer por meio das organizações de maneira eficiente e eficaz. A Administração é a chave para a solução dos problemas que atrapalham o mundo moderno. Ela pode ser exercida em Organizações Industriais, Comércio, serviços públicos, empresas públicas, ou privadas, hospitais, universidades, ou qualquer outro empreendimento, mas dependem da capacidade e competência daqueles que exercem a função administrativa.
A História da Administração
A Administração surgiu no ano de 5000 A.C., na Suméria, quando os antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar o convívio e a resolução de seus problemas. Logo após Ptolomeu, no Egito, planejou e dimensionou um sistema econômico.
Na China surgiu no ano 500 A.C. a Constituição de Chow com oito regras. São elas:
O Alimento
O Mercado
Os Ritos
O Ministério do Emprego
O Ministério da Educação
A Administração da Justiça
A Recepção dos Hóspedes
O Exército
Na Evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. O surgimento de empresas e o modelo de administração moderno, ocorreram no final de século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. O ocorrido foi considerado um fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se Revolução Industrial. A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor por James Watt, em 1776. A modernidade da Administração surgiu em resposta as duas conseqüências provocadas pela Revolução Industrial:
Crescimento acelerado e desorganizado das empresas.
Necessidade de maior eficiência e