Parte Escrita Egito
Slide 2: A religião egípcia era politeísta, ou seja, acreditava-se em vários deuses. Alguns dos mais importantes eram Rá, o “deus sol” conhecido como o primeiro ser; Osíris, o deus dos mortos; e Hórus, o deus do céu, filho de Osíris, cujos olhos representam o sol e a lua e eram usados como amuleto e símbolo de proteção e poder. O olho direito simboliza o Sol e representa a informação concreta, objetiva, além de abordar o universo de um modo masculino. Já o esquerdo simboliza a Lua e representa a informação abstrata, subjetiva e aborda o universo de um jeito feminino. Acreditava-se que quando alguém morria, era julgado pelos seus atos por Ósiris, através do livro dos mortos. Este deus pesava os corações e se o peso fosse muito grande o morto não teria acesso ao Duat (reino subterrâneo dos mortos). Um detalhe é que na religião egípcia vemos muitas figuras divinas com uma mistura de humano e animal.
Slide 3: Os egípcios acreditavam na vida após a morte, por isso tinham o costume de embalsamar os corpos, uma prática que ficou conhecida como mumificação. Para eles a destruição do corpo significava a destruição das partes espirituais e, consequentemente, a perda da vida eterna. Com o passar do tempo a religião egípcia foi se modificando bastante. Atualmente, a maioria da população é islâmica e a minoria é cristã ortodoxa copta.
Slide 4: A primeira escrita egípcia foi o hieróglifo. A cada letra era atribuída uma imagem, como por exemplo o símbolo do A ser um abutre, o B ser um pé, o N ser a água, enfim. Esta escrita era usada para fazer registros, inscrições nos túmulos e nos templos. Depois surgiu a escrita hierática que era a simplificação da hieroglífica, e em seguida a escrita demótica, utilizada em escritos de menor importância. É importante dizer que os hieróglifos só foram estudados a partir de 1798, quando Napoleão Bonaparte invadiu o Egito e nomeou estudiosos para registrar os monumentos encontrados. Mas tal escrita