geometria espacial
Se observarmos cada figura citada acima, iremos perceber que cada uma tem a sua forma representada em algum objeto na nossa realidade, como:
Prisma: caixa de sapato, caixa de fósforos.O cálculo da área consiste em calcular a superfície de um determinado objeto ou figura. Quando falamos sobre área de uma figura espacial, estamos falando da área de toda a superfície desta figura.
Para realizar o cálculo da área de um cone, teremos que separar seus elementos (afinal, trata-se de uma figura espacial), para conseguirmos deixar esse cone planificado e assim calcularmos sua área.
Cone: casquinha de sorvete.
Cilindro: cano PVC, canudo.
Esfera: bola de isopor, bola de futebol.Sendo assim, teremos que calcular duas áreas, uma referente à área da base deste cone e a outra referente à parte lateral.
• Área da base
Trata-se da área de um círculo. Com isso temos que:
• Área lateral
Note que a planificação da superfície lateral do cone resulta em um setor circular que possui os seguintes elementos:
- raio: g (geratriz do cone)
- comprimento do arco: 2πr (perímetro da base do cone
Essas figuras ocupam um lugar no espaço, então a geometria espacial é responsável pelo cálculo do volume (medida do espaço ocupado por um sólido) dessas figuras e o estudo das estruturas das figuras espaciais.Com isso, para que possamos calcular a área da superfície lateral, devemos calcular a área do setor circular. Dessa forma, temos que utilizar uma regra de três simples:
Comprimento do arco Área do setor 2πg ---------------------- πg² 2πr ------------------------- Alateral
Sendo assim, para encontrarmos a área