Geometria analítica
A geometria analítica, também chamada geometria de coordenadas e de geometria cartesiana, é o estudo da geometria por meio de um sistema de coordenadas e dos princípios da álgebra e da análise. Os seus estudos se deram no século XVII, e devem-se ao filósofo e matemático francês René Descartes (1596 - 1650), inventor das coordenadas cartesianas (assim chamadas em sua homenagem), que permitiram a representação numérica de propriedades geométricas.
Os cientistas Isaac Newton e Gottfried Wilhelm Leibniz concentraram estudos na Geometria Analítica, que serviu como base teórica e prática para o surgimento do Cálculo Diferencial e Integral, muito utilizado atualmente na Engenharia.
A geometria analítica é um ponto muito forte no estudo das engenharias em geral, pois envolve muitas analises gráficas, pois ao invés de resolvermos um problema de geometria usando retas, planos, circunferências etc., resolvemos o problema usando equações.
Assim estudando a geometria dentro da engenharia consegue-se perceber que tem muitas aplicabilidades no cotidiano, como o estudo de um reta, que nada mais uma maneira de nos localizarmos no espaço ,método hoje em pleno século XXI usado em GPS, muito usado em uma das áreas que é um dos pilares da engenharia a logísticas, com esses conceitos de geometria pode-se estudar maneiras mais rápidas de chegar no determinado destino, e mais eficiente, apenas com o uso de vetores aplicado em um plano aonde possa calcular a distância e analisar qual é a mais válida. As noções intuitivas de vetores começam a ser exploradas de forma contundente, na busca por resultados numéricos que expressem as ideias da união da Geometria com a Álgebra.
Centro Universitário Maurício de Nassau
1° período de Engenharia Civil
Turma: 1NP
Aluno: Fábio Firmino
Geometria Analítica
Recife - PE