Geografia
Umidade é uma expressão utilizada para descrever a quantidade de vapor d’água, origina-se pela evaporação que ocorre na superfície terrestre, concentrando-se, portanto, nas baixas camadas da atmosfera.
A umidade do ar está relacionada ao tipo de superfície e à temperatura.
A umidade do ar pode ser absoluta quando o ar contém a quantidade máxima de vapor d’água, quando contém apenas uma parte do vapor d’água que poderia absorver a uma determinada temperatura.
Na atmosfera um dos principais aspectos da água é a formação de nuvens. O vapor d’água existente na atmosfera, quando se condensa, torna-se visível como nuvem e como nevoeiro, próximo ao solo. As nuvens formam-se quando o ar úmido se eleva atingindo a ponto de saturação, condensando-se.
Pressão Atmosférica
A atmosfera é uma mistura de gases, disposta em camadas que envolvem a terra. Esses gases, associados a partículas de poeira e vapor d’água permanecem em torno do planeta devido à ação da forma da gravidade, que também e responsável pela pressão do ar sobre a superfície terrestre.
A pressão atmosférica varia nos diferentes lugares da terra, pois depende das condições de temperatura relacionadas a latitude e à latitude.
A força da gravidade atrai todos os corpos para próximo da superfície terrestre. Em função disso, o ar concentra-se nas áreas mais baixas da atmosfera, próximas a superfície terrestre, exercendo maior pressão nessa área. Já nas áreas de maior altitude, a pressão diminui por que a quantidade de ar também diminui,exercendo menos pressão.
Os ventos também sopram devido às diferenças de temperatura que ocorrem na superfície terrestre, ocasionando diferenças de pressão.
Temperatura
Temperatura é a condição que determina as trocas de calor de uma substancia para outra.
Vários fatores interferem na distribuição da temperatura na terra: * Latitude * Relevo * Altitude * Maritimidade e Continentalidade * Altitude * Cobertura Florestal
Latitude