Geografia
(a) o conjunto das terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus afluentes.
(b) a área ocupada pelas águas de um rio principal e seus afluentes no período normal de chuvas.
(c) o conjunto de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível de água da água baixa.
(d) o aumento exagerado do volume de água de um rio principal e seus afluentes quando chove acima do normal.
(e) o lago formado pelo represamento das águas de um rio principal e seus afluentes.
A partir da análise do mapa e de seus conhecimentos acerca da hidrografia brasileira, marque a opção INCORRETA.
(a) Observa-se, numa visões mais amplas, que as bacias brasileiras são direcionadas em geral para leste, sendo todas exorréicas.
(b) O Brasil possui um território privilegiado em potencial hídrico, detendo uma das maiores reservas de água doce do mundo. Rios caudalosos compõem bacias hidrográficas de longas extensões, favorecem a produção de energia elétrica e, também, a navegação.
(c) No Brasil, observa-se uma grande incidência de rios perenes em decorrência do clima predominantemente úmido do país, salvo a região do sertão nordestino, que possui rios sazonais (temporários).
(d) Diante da imensa reserva hídrica que o Brasil possui, o país está imune à falta de água e não possui grandes preocupações nesse sentido, uma vez que a escassez desse importante recurso não se apresenta como algo provável no contexto nacional.
O Brasil, devido à sua grande extensão territorial e à predominância de climas úmidos, tem uma extensa rede hidrográfica que possibilita a existência de inúmeras paisagens.Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir.
I. A hidrografia brasileira predominam rios e poucos lagos.
II. A maior quantidade de água do rio Amazonas provém do derretimento de neve na Cordilheira dos Andes, caracterizando um regime misto (niveal e pluvial).
III. No