Geografia
O reflexo disso começará a aparecer nos próximos anos, quando as primeiras turmas começarão a injetar sangue novo na atividade.
Serão os primeiros designers de embalagens formados nesta matéria e vão estar mais aptos a lançar mão das novas tecnologias e explorá-las sem preconceitos.
A computação gráfica que eliminou as pranchetas há menos de 10 anos foi amplamente popularizada e tem permitido que muitas pequenas empresas de design sejam formadas. Com isso, a pequena e a média empresa que antes não tinha acesso ao design, vão poder competir com melhores embalagens, contribuindo ainda mais para o aumento do número de produtos e a fragmentação das categorias.
A internet está democratizando o acesso a estas pequenas empresas que visitam as empresas do mundo todo familiarizando-se com o trabalho de alto nível. Projetos de design "on line" já estão sendo realizados e produtos desenhados pela internet estão permitindo à empresas localizadas fora dos grandes centros o acesso ao design de ponta.
Os preços do design caíram muito na última década, graças a informática e hoje empresas de qualquer porte localizadas em qualquer lugar podem dispor de bom design de embalagem tornando-se mais competitivas.
Este movimento obriga as empresas de ponta a lançarem mão cada vez mais dos últimos lançamentos tecnológicos e dos recursos mais avançados e extravagantes para se diferenciarem das pequenas num movimento que acelera a inovação e exige mais criatividade e vanguarda da indústria e das empresas de design.
Conclusão
Pelo que foi exposto, é possível vislumbrar uma evolução acelerada do design com a exploração