biologia
PRÉ-VESTIBULAR
www.elitecampinas.com.br
Campinas
Fone: (19) 3232-2713
O ELITE RESOLVE IME 2004 – PORTUGUÊS/INGLÊS
Você na elite das universidades!
FUVEST 2004
SEGUNDA FASE
BIOLOGIA
ELITE
PRÉ-VESTIBULAR
www.elitecampinas.com.br
Campinas
Fone: (19) 3251-1012
O ELITE RESOLVE FUVEST 2004 - SEGUNDA FASE – BIOLOGIA
9 BIOLOGIA
01. Uma enzima, extraída da secreção de um órgão abdominal de um cão, foi purificada, dissolvida em uma solução fisiológica com pH 8 e distribuída em seis tubos de ensaio. Nos tubos 2, 4 e 6, foi adicionado ácido clorídrico (HCl), de modo a se obter um pH final em torno de 2. Nos tubos 1 e 2, foi adicionado macarrão; nos tubos 3 e 4, foi adicionada carne; nos tubos 5 e 6, foi adicionada manteiga. Os tubos foram mantidos por duas horas à temperatura de 36°C. Ocorreu digestão apenas no tubo 1.
a) Qual foi o órgão do animal utilizado na experiência?
b) Que alteração é esperada na composição química da urina de um cão que teve esse órgão removido cirurgicamente? Por quê?
c) Qual foi a substância que a enzima purificada digeriu?
SOLUÇÃO:
a) O órgão do animal utilizado na experiência foi o pâncreas. O pâncreas produz enzimas que digerem o macarrão em pH básico (pH 8.0), além de produzir outras enzimas e alguns hormônios (insulina e glucagon). b) A urina do cão vai apresentar um aumento da taxa de glicose, reflexo do aumento da glicemia pela falta de insulina - produzida pelo pâncreas - no sangue do animal. A retirada do pâncreas produz um distúrbio hormonal chamado de diabete mellitus.
c) A substância que a enzima purificada digeriu foi o amido, principal substância presente no macarrão, indicando que a enzima é a amilase pancreática.
Comentário: essa é uma questão específica do sistema digestório que exige conhecimentos prévios sobre a ação enzimática e do trato gastrintestinal. Uma questão de nível médio coerente com a 2ª fase da
Fuvest.
02.
“Os genomas de dois parasitas que