Geografia
Com o fenômeno da globalização, o mercado internacional tornou-se bastante competitivo, diante disso, somente os mais fortes prevalecem. O que acontece é uma disputa por mercados em âmbito global. Muitos países, com o intuito de se fortalecer economicamente, unem-se para alcançar mercados e verticalizar a sua participação e influência comercial no mundo. Essa união denomina-se blocos econômicos – os quais estreitaram as relações econômicas, financeiras e comerciais entre os países que os compõem. Atualmente existem muitos blocos econômicos, formados há décadas como a União Europeia, o Mercosul, o NAFTA, Pacto Andino, Apec, etc. Tais blocos têm se fortalecido cada vez mais, e chegam até a se relacionar entre si. Com isso, cada país, ao se tornar integrante de um bloco econômico, obtém mais força nas relações comerciais internacionais.
Conclui-se que o instituir de um bloco econômico apresenta pontos positivos e negativos. Como princípio geral, um bloco, dependendo de seu grau de integração, tende a fortalecer os países membros desse mesmo bloco, pois a limitação de fatores de produção de um dos países membros pode ser complementada pela abundância encontrada no outro país parceiro. Além disso, possibilita a circulação de mercadorias, pessoas, à redução de tarifas, entre outras vantagens.
Como fatore negativo fica evidente a perda de soberania do país que não fizer parte de um determinado grupo, sendo capaz de ser excluído do concorrente mercado econômico-financeiro que se apresenta hoje no mundo aumentando assim o desnível entre as economias e sociedades.
1) a ) Explique os motivos que levaram os países a formarem os Blocos Econômicos atuais. cada país, ao se tornar integrante de um bloco econômico, obtém mais força nas relações comerciais internacionais.
b) Cite o nome de 3 blocos econômicos e dê exemplos de países que os compõem. União Soviética, Mercosul ,Nafta
c) A formação desses blocos gera