Organelas Citoplasmápaticas
1127 palavras
5 páginas
1)INTRODUÇÃO:As células eucarióticas apresentam uma organização mais complexa com estruturas chamadas de organelas. As organelas foram historicamente identificadas com o uso de alguma forma de microscópio e através do fracionamento de células. Cada uma das organelas desempenha funções distintas, relacionadas às atividades metabólicas das células como:
Mitocôndrias;
Retículo Endoplasmático;
Núcleo;
Vacúolo;
Nucléolo;
Flagelos;
Complexo de Golgi.
A existência ou a ausência dessas organelas definirá se a célula é vegetal ou animal.
4
2)DESENVOLVIMENTO:
2.1) Mitocôndrias:
- O que são e qual a sua composição:
São corpúsculos esféricos ou alongados, membranosos (membranas semelhantes à plasmática), que aparecem imersos no hialoplasma em número variável ns diferentes células. Essas organelas são constituídas por uma matriz limitada por duas membranas, a externa e a interna, separadas por um espaço intramembranoso. A membrana externa é "lisa" e mais permeável que a membrana interna. A membrana interna apresenta dobras chamadas cristas mitocondriais que aumentam substancialmente sua superfície. A sua composição química é de proteínas, citocromos nucleotídeos (ADP, ATP, FAD, NAD e NADP) e DNA. A matriz mitocondrial é constituída de um material de consientência fluída, a substância coloidal, que preenche a mitocôndria. É nela e nas cristas mitocondriais que localizam o DNA, RNA e alguns ribossomos.
- Função:
A mitocôndria é responsável por muitos processos catabólicos fundamentais para a obtenção de energia para a célula. Tanto nas células animais como nas células vegetais, essas organelas abrigam duas etapas importantes da respiração celular: O ciclo de Krebs, cadeia de transporte de elétrons (matriz) e a cadeia Respiratória (cristas). Na respiração celular, as mitocôndrias são responsáveis pelo processo de fosforilação oxidativa, que é a transformação de energia através da degradação de alimentos e do consumo de oxigênio.
- Organelas