geografia
O bacharel em geografia encontra colocações em empresas ligadas à exploração de recursos naturais (mineração, recursos hídricos, petróleo). Outro campo em que pode atuar é o da geografia humana: análise da distribuição da população, seus hábitos, necessidades de consumo, movimentos que fazem em função das condições econômicas.
ONG's contratam tais profissionais em função de sua natureza – ligadas ao meio-ambiente, ao estudo do deslocamento de populações, etc. Órgãos públicos (como o IBGE e o IBAMA) também abrem concursos que contemplam a necessidade de tais profissionais.
A geografia da saúde é um dos setores que compõem a área da geografia humana. Esta área da tem merecido mais atenção a cada ano por parte de pesquisadores em geografia e pelo conjunto de profissionais que atuam no planejamento de ações na área da saúde. Isto ocorre por questões criadas tais como pela regionalização da saúde pública, aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), caracterização de determinantes sociais e ambientais em epidemiologia, entre outras. Uma rápida pesquisa em sites de procura lhe oferecerá um bom panorama da área.
Consulte também a seção Profissões e Universidades deste site. Por fim, procure visitar boas universidades que ofereçam o curso e conversar com professores para uma visão mais ampla.
A formação em geografia pode formar o licenciado e/ou o bacharel. A licenciatura é a formação necessária para a regência de aulas no ensino fundamental e no médio. O bacharelado dirige-se para outro tipo de formação.
O bacharel em geografia encontra colocações em empresas ligadas à exploração de recursos naturais (mineração, recursos hídricos, petróleo). Outro campo em que pode atuar é o da geografia humana: análise da distribuição da população,