geografia
Galáxia: Via Láctea
Sistema: Solar
Planeta: Terra
Hemisfério: Sul Ocidental
Continente: Americano
País: Brasil Região: Sul
Estado: Paraná
Mesorregião: Norte Central Paranaense
Microrregião: Astorga
Distância da capital: 420 km
Região Metropolitana: Maringá
Comarca: Astorga
Gentílico: Astorguense ou Astorgano
ASTORGA é um dos 399 municípios do estado do Paraná e um dos 5.562 do Brasil.
Quanto aos limites, Astorga faz com oito municípios: Jaguapitã, Pitangueiras, Sabaúdia, Mandaguari, Marialva, Maringá, Iguaraçu e Munhoz de Melo. Além disso, é bom destacar sua proximidade a dois importantes centros urbanos, Londrina e Maringá, situados respectivamente a 65km e 45km de distância.
Com área de 435,994 km2 quilômetros quadrados, Astorga foi criada como distrito administrativo de Arapongas, em 1947. A partir da Lei Estadual nº. 790, de 14 de novembro de 1951, foi criado o município de Astorga, que só foi instalado oficialmente em 14 de dezembro de 1952, sendo desmembrado de Arapongas. Em 8 de maio de 1945, mesmo dia do fim da Segunda Guerra Mundial, o engenheiro chefe do Departamento de Topografia e Procurador da Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná elaborou o projeto do patrimônio de Astorga. Concebeu-o em forma de triângulo, simbolizando a letra \\\"V\\\", em comemoração a vitória dos aliados.
O NOME
Há duas versões para justificar o nome dado ao município. A primeira é de que o nome Astorga foi dado pelo engenheiro e agrimensor russo, Wladimir Babkov, que chegou ao Brasil na década de 30 e prestou serviços para a Companhia de Terras Norte do Paraná.
O nome Astorga, segundo Wladimir Babkov, foi escolhido após girar um globo terrestre e parar com o dedo indicador sobre o nome Astorga, município da Espanha, na província de Leon. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga que a nomenclatura foi dada em homenagem à cidade natal do general Ascoot, um dos diretores da Companhia de Terras Norte do Paraná,