Geografia Pop
1a Fase – População Rural, CV baixo (alta tn; alta tm) filho mão de obra casamento jovem mulher dona de casa ausência de métodos anti concepcionais
2a Fase- População Urbana, CV alto (alta tn, declinio tm) urbanização hospitais avanços na medicina incentivos do governo (filhos)
3a Fase- crise economica, CV declinio (tn baixo) mulher no mercado de trabalho
Pirâmide Etária 1970- pequena % de idosos alta tm grande % de jovens alta tn
1980/90- transição demográfica, diminuição dos jovens e aumento dos idosos. Bônus demográfico: população com predominancia de adultos, assim tendo mais população economicamente ativa, gerando maior mercado consumidor. 2030/50- aumento de idosos por causa da alta espectativa de vida, diminuição de jovens pela queda da tn. Solução: incentivo tn, incentivo a imigração.
Deslocamento da População Causas: problemas economicos, desemprego, falta de terras Deslocamento interno: explicam o povoamento do território que ocorreram através de: ciclos economicos, para o mercado externo (ex:cana-de-açúcar) déc 50/70: NE-SP; déc 80/90:migração de retorno – SP com menos opção de emprego
SP-outras regiões do interior:
*qualidade de vida
*guerra fiscal (- impostos)
*menos salário
*ausência de sindicatos Movimento Pendular diário: é a rotina de moradores de grandes cidades que durante o dia seguem para o centro onde trabalham/estudam e a noite voltam para seus bairros dormitórios. Problema é a distância gerando problemas com o custo de transporte e o tempo perdido em congestionamentos.
Transumância (nordeste): trabalho sazonal onde moradores do agreste/sertão, conhecidos como corumbás, se dirigem para a zona da mata para a colheita da cana. Com o fim da colheita voltam para o sertão em que sobrevivem através da agricultura de subsistência.
Êxodo Rural: população rural substituída pela mecanização, e o problema de falta de terras, fazendo que ocorra o inchaço urbano.