Centro oeste
A Região Centro-Oeste é uma região do Brasil com 1.606.371,505 km² de área e 13 677 475 habitantes (IBGE/2010).
Esta é a divisão oficial do IBGE, para se fazer foram usados critérios como semelhanças naturais como relevo, clima, vegetação e solo, posição geográfica, bem como afinidades socioculturais.
A Região Centro-Oeste é dividida em quatro unidades federativas: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. a Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial. Por outro lado, é a região menos populosa do país e possui a segunda menor densidade populacional. Brasília sozinha possui mais habitante que o estado de Mato Grosso. Além disso, há uma diferença notável entre a parte norte da região, praticamente vazia, e a parte sul, onde se localizam os maiores municípios e também as áreas mais expressivas demograficamente. O Centro-Oeste brasileiro recebe migrantes de todas as partes do Brasil, com destaque para os mineiros, maranhenses, baianos e paulistas no estado de Goiás, nordestinos, mineiros e paulistas no Distrito Federal, sulistas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em 1980 residiam no Centro-Oeste aproximadamente 2.359.793 brasileiros naturais de outras regiões (aumento de 288% em relação ao ano de 1960). Os fluxos mais altos procedem do Sudeste e do Nordeste. Atualmente cerca de 30% da população residente no Centro-Oeste é composta por imigrantes.
Conseqüência direta dos programas de mecanização da agricultura, a migração do campo modifica a distribuição demográfica da região. A nova configuração exige dos estados investimentos em infra-estrutura urbana e serviços. A mobilização, contudo é insuficiente. Atualmente a região registra indicadores sociais e de qualidade de vida abaixo da média brasileira. Uma exceção é o Distrito Federal, detentor das melhores taxas de escolaridade e da mais elevada renda per capita, da quantidade de veículos e