Iniciante
PREPARE-SE PARA PROVAS E CONCURSOS - 2ª ETAPA
Unidade 3: Leitura de textos não literários
Clique na tela para acessar os conteúdos do módulo.
Texto literário e não literário
A distinção entre texto literário e texto não- literário tem sido feita usando-se diversos critérios, tais como o tema do texto, a oposição entre o ficcional e o não ficcional. Para esses autores, contudo, esses dois critérios não são muito válidos, já que o mesmo tema tratado em uma notícia de jornal pode ser usado em um poema. Platão et Fiorin (1996).
Texto não literário
Entende-se que o texto não literário tem sua relevância no plano do conteúdo, já que a informação transmitida é mais importante que a forma como é passada. Dessa forma, se o texto for resumido, não se perde sua essência, pois o resumo manterá as informações fundamentais do texto.
Texto não literário
A linguagem do texto não literário é automática, ou seja, usamos as palavras na sua forma convencional, contudo, sem agredir a norma culta e, também, sem usar as palavras fora do seu sentido literal, usual. A seguir, apresentaremos as características de alguns gêneros textuais não literários. A partir delas, você pode compreender melhor esses textos.
Texto não literário
Um artigo científico é um texto não muito longo cujo objetivo é comunicar reflexões e informações sobre um assunto pesquisado. Também apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão e geralmente é escrito para divulgar em periódicos especializados sobre o tema. Algumas vezes, também, pode ser solicitado como Trabalho de Conclusão de Curso de especialização ou ainda de graduação e sua formatação muitas vezes varia.
Texto não literário
Mais longo que um artigo, a monografia relata uma experiência de alguma pesquisa acadêmica, prática ou teórica, assim como seu planejamento, execução análise dos resultados. Seu tema é único e é orientado por um professor supervisor do curso de graduação. Contudo,